sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Amaar

 Alias para que  me pergunta se ama ? Claro que não ama. Amor é  um jogo  forte, só vale na hora  do  tudo ou nada: amar  é aventura heróica  e insuperavel. " Give the world for love  and  consider it  well lost". Fora disso  tudo é perfumaria, amor  suposto, talvez querer  bem ou gosta- amar, nunca ! Saiba ainda  que  ao contrario  do que  se pensa,  amor é  coisa rara. Não é todos que se  apresenta  oportunidade  de amar,  nem se encontra a capacidade  de amar  em todos  a quem a oportunidade  se  apresenta. É mister que se reunam  capacidade  e oportunidade,  ocasião e pessoa. Quando  ao objeto do amor -  isso  é somemos. Todos  sabem que é melhor  amado  aquele  que menos o merece, ou  aquele  que nem sequer  tem conciência  do amor  alheio  por si.
Porque  jamais  os olhos  ou a inteligência  ajudam o  coração amante, ou,  se o  ajudam, fazem-no  de  um modo  passivo: apagando-se, deixando  de enxergar  e de  discenir, fugindo  ao  exercicio  do  seu oficio  natural que é prevenir  o dono  contra  surpresas e  maus tratos.
E pois, se vce  ainda tem olhos  para  enxegar  feiuras em seu suposto amado(a),  se tem cabeça para  lhe descobrir  defeitos é porque não ama. Se ele  não lhe parece  belo, irresistivel, unico- é porque não  ama. Se por amor a ele(a) não esta disposto a perder  tudo, nome,  fama, amor- próprio, corpo, sangue, alma  e divindade- então não ama. Se  não se sentir capaz  de repetir  a frase  daquela mulher  que rezava  assim: " Minha  Nossa Senhora, fazei com ele  não me bata, porque  se ele me bater  eu sei que aguento!" se não é capaz  de rezar essa reza, para que se iludir  dizendo que ama ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário